quarta-feira, 21 de março de 2012

Produto "cá de casa"

Desde sempre que me lembro de viver entre animais e plantas. Confesso que, se pudesse, todos os animais que tinha em casa seriam de estimação, mas de vez em quando havia um familiar que se encarregava de matar uma galinha, um perú, um pato para o jantar, o que me deixava sempre muito triste (e sem fome). Gostava especialmente dos gansos, apesar do barulho que faziam.

Das plantas, no entanto, nunca tive pena :) sempre me deu um gozo enorme poder apanhar qualquer coisa do quintal para usar nas refeições. Dá outro gosto ir ao quintal e apanhar um limão, um punhado de salsa, parece que tem outro sabor. Não opino sobre se será de melhor ou pior "qualidade", mas não há dúvida que algo apanhado no momento e que cresceu à nossa vista, pelas nossas mãos, será sempre especial.


Claro que nem toda a gente tem espaço para ter uma grande variedade de plantas, ainda para mais comestíveis, mas mesmo num apartamento podem criar-se condições para ter uma ou duas ervas aromáticas que se podem utilizar de vez em quando. Pode aliar-se a estética à utilidade, porque há várias espécies que passam facilmente por plantas ornamentais. E as flores são normalmente comestíveis, o que pode tornar algumas refeições realmente bonitas e especiais.



Desde a cozinha à varanda, lanço o repto de, neste início de Primavera, "adoptarem" uma planta.


Algumas sugestões de espécies comestíveis e que podem facilmente ser criadas em vaso, sem atingir grandes dimensões e sem dar muito trabalho:
- Tomilho (várias variedades diferentes, podem até juntar várias plantas num vaso mais largo);
- Orégãos
- Cebolinho
- Salsa (lisa, frisada)
- Coentros
- Hortelã
- Hortelã-pimenta
- Manjericão
- Malaguetas
- Erva-cidreira
- Tomate-cereja (numa varanda, por exemplo)


2 comentários:

Rainha ST disse...

Eu já tenho na minha varanda muitas ervas aromáticas, e até umas alfaces tenho e estão em crescimento. Não dá trabalho nenhum.

Unknown disse...

Dá logo outro ar :) e para quem tem crianças também é sempre um bom projecto