sábado, 19 de maio de 2012

Ingredientes de sonho #1

Bacon


Assim começa mais uma rubrica irrelevante, desta vez aos sábados. Vou trazer os meus ingredientes preferidos e alguns pratos onde os uso (os que eu gostar mais).

Hoje calhou ser o bacon. Como sou esquisitinha, bacons há muitos. Uns melhores, outros piores. Tenho as minhas marcas preferidas, mas às vezes nem depende da marca, depende do lote em si, cortes diferentes, regiões diferentes da peça, enfim, já referi várias vezes que não bato bem da cabeça.
O bacon vem, como saberão, do porco, mais especificamente da zona da barriga (podem utilizar-se outras peças da carcaça, mas cá em Portugal o bacon mais comum é mesmo proveniente da barriga). O processo base passa pela aplicação de salmoura, industrialmente realizada por injecção, podendo passar posteriormente por um processo de fumagem.
Como nas facas, uso um bacon diferente dependendo do prato que vou cozinhar. Uso, sem exagero e no mínimo, 5 tipos de bacon diferente: para comer em cru (às vezes é um bom petisco só por si), em fatias, em pedaços, para cozinhados longos ou para cozinhados curtos. Claro que à falta de um vai outro, mas quando me posso dar ao luxo de escolher...


Utilizações preferidas:
  • Tâmaras com bacon
  • Pyttipanna
  • Favas à algarvia
  • Favas guisadas
  • BLT

3 comentários:

Vic disse...

E eu que detesto favas...

Unknown disse...

Oh Vic, esquece as favas, com grão ou feijão também é bom :D ou com o que tu quiseres :)

(mas é tãããão bom)

Unknown disse...

(claro que o meu almoço... favas à algarvia)