segunda-feira, 4 de junho de 2012

Despertares

Agora que acabei de escrever o título não consigo deixar de me lembrar do filme, mas este post não vem a propósito disso.

Quanto a acordar de manhã, especialmente se temos horários a cumprir, cada um com a sua "mania". Quanto a mim, normalmente acordo por volta da mesma hora (perto das 7-8, depende da luz), com ou sem despertador. Se puder dormir mais, sigo dormindo. Pelo sim pelo não, como tenho por vezes o sono bastante pesado ou não descanso como devia, recorro ao despertador sempre que necessário.
A minha relação com despertadores, ao longo dos anos, tem sido complicada. Não pode ser muito violento, senão acordo irritada, desligo o despertador como puder e volto a dormir como se nada fosse. Se for rádio, ou música calminha, bem pode tocar que eu continuo a dormir. Cheguei a ter um daqueles mais clássicos, de campainha, mas por pouco tempo, que aquilo é de levar um santo à loucura:

Aconselhável apenas a quem não precisar de despertador e a quem não se importe com o tic-tic-tic constante

O que repousa agora na minha mesa de cabeceira está desligado. É aquela questão do rádio (que já nem apanha bem porque uma das gatas roeu o fio da antena) vs buzzer. Isso e cada vez que falta a luz a preguiça que me dá para o acertar, era coisa de ficar uns dias a piscar, o que se torna um pouco desagradável quando acordo durante a noite. É um destes:


Hoje em dia, à falta de um melhor acordar (consigo imaginar umas quantas maneiras de acordar muito mais agradáveis), tenho o meu fiel companheiro, que para pouco mais serve do que para me dar música:


Mesmo assim, consigo dar um toque de insanidade à coisa. O alarme está com esta música (link), com a particularidade de ter a repetição de 2 em 2 minutos. Mais que isso e é o fim da picada. Menos que isso e era melhor ir direita ao Júlio de Matos. De dois em dois minutos consigo ficar com a sensação que carrego no botão para adiar muitas vezes e se a coisa for bem feita levo cerca de 15-20 minutos no máximo para me levantar. Apanhei esta mania quando estava numa casa que não era a minha, sozinha, numa exploração agro-pecuária, quando tinha de estar na vacaria às 7 da manhã, fato de macaco vestido, galochas calçadas. Não deixava era tocar mais que duas-três vezes, que aí tinha o sono bem mais pesado...

Bom dia e boa semana!

4 comentários:

Vic disse...

Não tenho nada disso, Esa. Confio no meu relógio biológico :)

Rainha ST disse...

O meu despertador é o telemóvel e após tocar e o toque tem de ser até para o forte, senão não desperto e depois de o desligar vai tocando de 4 em 4 minutos, porque eu sou daquelas que penso sempre, só mais uns minutos e depois quando vou a ver já passaram muuuuuitos e já estou mais que atrasada, sou uma grande preguiçosa para me levantar.

trollofthenorth disse...

Tive de me separar do despertador que me acompanhou durante bastantes anos. Odiei-o por me acordado demasiadas vezes, agradeci-lhe por me ter salvo de atrasos muito poucas vezes. É sempre assim. Escrevi sobre isso algures no blog.

Unknown disse...

É um mal necessário :) há fases em que me custa taaaanto levantar...