quarta-feira, 27 de junho de 2012

Dinheiro dá poder, quer queiramos quer não

Por motivos, preciso de entregar um certificado de habilitações ao IEFP. Ora, habilitações completas... licenciatura. Vamos lá então pedir o certificado à faculdade.


"Ah, como é a primeiro certificado que pede, é obrigatório registar o diploma"
(mentira, já tinha pedido um para entregar na inscrição do mestrado, mas esse aparentemente não conta porque tinha lá escrito que era só para esse propósito)


100 €? Para me darem um papel a dizer que tenho uma licenciatura? Se eu andasse a nadar em dinheiro, até ia nessa, mas como não posso, tive de pensar numa alternativa.

Fui à minha escola secundária para ver do certificado do 12º ano. Passei uma seca à espera, porque agora é época de matrículas. Lá entrei na secretaria:


"Ah, como é a primeiro certificado que pede, é obrigatório pedir o diploma"
(mentira, já tinha pedido um para entregar na inscrição da faculdade, mas esse aparentemente não conta porque tinha lá escrito que era só para esse propósito)


Foda-se, pensei imediatamente. Ainda estava em jejum, até me deu uma tontura. Lá perguntei em quanto é que isso me ia ficar, já meia a tremer.



6,50€ - seis euros e cinquenta cêntimos



Agora é chegar ao IEFP e explicar porque é que eu disse que tinha uma licenciatura quando não tenho dinheiro suficiente para o provar, pelo menos por enquanto. Quando acabar o mestrado (por este andar transforma-se em pós-graduação e já vou com sorte) quero ver quanto me pedem. Já as propinas são baratinhas e tudo...

Mais idiota ainda: do 12º vão-me "dar" um diploma, da licenciatura era só o registo. Para o que é, se calhar até tenho mais sorte só com o 12º devidamente certificado.
 

3 comentários:

Carla disse...

Essa do diploma do secundário parece-me uma modernice para sacar dinheiro. Eu também pedi o certificado de conclusão e não foi preciso mais nada.

Mas, olha, deixa que te diga que nem é mau de todo.

Quando eu acabei a primeira licenciatura, para me poder inscrever na segunda (tive de fazer o ramo de formação educacional), tive de pagar quase 100€ pelo pedido do diploma + x€ do certificado.

No fim da segunda, para poder concorrer no concurso de professores, precisava do certificado. Adivinha lá o que aconteceu? Mais 100 e qualquer coisa pelo segundo diploma.

Ou seja, duas latinhas doiradas que só servem para apanhar pó. Acho que lhes vou pôr o esparguete dentro.

Com o mestrado (mesmo que te fiques pela pós), há de ser outro tanto. E é por isso que ainda não pedi o diploma de conclusão da minha, são mais 120€.

Safa!

Unknown disse...

Bota 'Safa!' nisso... é que eu no meu quintal tenho muita coisa a crescer, dinheiro é que ainda não.

Vic disse...

Realmente...as coisas cada vez estão mais facilitadas no nosso ais. Não havia uma cosa chamada Simplex?