sábado, 2 de junho de 2012

Ingredientes de sonho #3


                             Couscous/Cuscuz                                              Bulgur


Hoje trago estes dois produtos de trigo que, apesar de ligeiramente diferentes, podem ser utilizados de forma semelhante. O couscous é tipico do norte de África: Marrocos, Tunísia, Líbia e Argélia, enquanto o bulgur é mais utilizado no lado europeu: Grécia, Turquia, Arménia (o Brasil também se tornou grande utilizador de bulgur, chamam-no de triguilho ou trigo de quibe).
Enquanto o couscous é formado por pequenos grânulos de sêmola de trigo, o bulgur não é mais do que trigo partido, e por isso tende a ter uma preparação mais demorada. Tanto um como outro permitem uma infinidade de combinações, tanto quentes como frias. São uma boa base para se lhes juntar bacon, legumes, fiambre ou queijo aos cubos, miolo de camarão, ananás, frutos secos, enfim, tudo aquilo de que gostarmos. Também se adapta a todo o tipo de temperos que apreciarmos, o que ainda aumenta mais o potencial destes ingredientes.
Costumo preparar o couscous à parte, medindo a quantidade que desejo, pondo num recipiente, junto-lhe sal, um pouco de alho em pó e orégãos, um fio de azeite e igual medida de água a ferver, deixando repousar até a absorver totalmente. Depois, com um garfo, vou raspando o couscous do recipiente, para ficar soltinho. Em quente costumo fazer com bacon e cogumelos (por vezes também courgette) que preparo numa frigideira, aos quais junto o couscous e ananás caramelizado (feito à parte). Em frio costumo juntar ao couscous já preparado beterraba, tomate, ervas aromáticas e raspa de limão, queijo ralado, cenoura ralada e por vezes maçã aos cubos, temperando como uma salada, ou, quando me está a apetecer abusar, com um pouco de maionese. Gosto muito também de tabbouleh (link), mas ainda não fiz cá em casa. Fica para quando me decidir a fazer hummus (link) e baba ghanoush (link), que também adoro.

Podem ver mais exemplos de receitas aqui, aqui, aqui ou aqui, mas tudo depende da vossa imaginação.

3 comentários:

Vic disse...

Nunca comi, nem uma coisa nem outra :)

Unknown disse...

Gosto muito de diversificar, Vic :)

Experimentar coisas novas, dentro dos limites do gosto de cada um, claro :)

Rainha ST disse...

Também costumo fazer couscous e gosto.