sexta-feira, 8 de junho de 2012

Porque a companhia deve ser mútua





 


Isto, meus senhores, não se faz. Porque ter um animal não engloba apenas dar-lhe comida e levá-lo ao veterinário.

Infelizmente, cada vez mais se vêem cenários destes, já para não falar das atrocidades a que muitos animais são sujeitos. Mas não é das atrocidades maiores que falo hoje, oportunidades não faltarão para isso.

Tanto cães como gatos são animais sociais. Também eles gostam (e precisam!) de espaço e companhia. Os cães, pelas suas características específicas, ainda mais que os gatos.

"Adoptar um animal significa, em primeiro lugar e reiterando, adoptar uma responsabilidade para com um ser vivo que necessita de cuidados básicos essenciais à sua sobrevivência. Antes de tomar uma decisão, reflicta se:

  • Possui instalações adequadas à permanência de um animal;
  • Possui estabilidade financeira para providenciar ao animal cuidados médicos e alimentação;
  • Possui tempo para prestar os cuidados mínimos de afecto e exercício físico ao animal;
  • Possui a noção exacta que um animal irá crescer e que, passado algum tempo, assumirá um estado de adulto, alterando assim o seu comportamento."




Muito precisa ainda de ser feito pelo bem-estar animal. Como em tudo, se começarmos pela educação (efectiva e eficaz), o processo torna-se mais célere. É essa pelo menos a minha esperança. Se todos fizermos um pouco, nem que seja regermo-nos por bons princípios e tentar divulgá-los, já conta.

Será que quem abandona um animal seria capaz de abandonar uma criança com a mesma facilidade? O princípio, a meu ver, é o mesmo: o abandono de um ser vivo, indefeso quanto a perigos e ambientes a que não está habituado.


Não se é pior pessoa por escolher não ter um animal, mas a partir do momento em que se assume essa responsabilidade, há que a honrar. Caso deixem de existir condições para manter o animal, há associações que podem ajudar.

Está na altura de sermos também os melhores amigos deles.


3 comentários:

Rainha ST disse...

Também acho, quem não tem condições é preferível que não os tenha, para se ter um animal é preciso disponibilidade e condições.

Vic disse...

Havia aqui uns vizinhos que tinham 2 cães enormes, e deixavam-nos ambos todo o dia na varanda. Os animais pareciam doidos, ladravam furiosamente a toda a gente que passava. De repente desapareceram. Acho que alguém fez queixa.
É realmente uma vergonha, Elsa. E agora com o verão, são os abandonados.

Unknown disse...

:( É nestas alturas que devemos fazer queixa. Algumas pessoas ainda não perceberam que um animal não deve ser tratado como objectivo.