sábado, 14 de julho de 2012

Festival do Pão - Mafra (de 13 a 15 de Julho)

Ontem fui dar uma voltinha a Mafra, para espreitar o Festival do Pão. O festival está a ter lugar no Jardim do Cerco, que é mesmo ao lado do convento.

Chegámos lá pouco antes das 7, hora a que supostamente começava o festival. Consegui arranjar lugar bem perto, começou bem. Quando saímos do carro, vimos uma banda  tocar em frente ao convento. Boa, pensei eu, bela recepção. Vinha aí a banda. Vimos também um rancho folclórico no início do corredor que dava acesso ao jardim, e umas pessoas com ar de serem importantes. Pelo comportamento das pessoas à volta, topei logo qual deles era o presidente da Câmara. Chegámos mesmo a tempo, que a banda vem tocar para o presidente, à laia de sessão de abertura do festival. Depois da banda foi o rancho, e depois seguimos caminho, qual comitiva da Câmara, em direcção ao portão do Jardim. De repente, um estrondo. Dois. Três. Olho para o lado, vejo bombeiros. Foguetes... mas ali a menos de 5 metros de distância, não estão bem a ver o ruído. Depois de uma sessão de foguetório de inauguração, deu-se um jeito de ultrapassar a malta da Câmara que, com tanto cumprimento para um lado e para o outro, começava a empatar o caminho.

Doces, queijos, produtos hortícolas, pão (claro...), jogos para as crianças, tasquinhas com artesanato e petiscos vários, música. Muito bom. Pena o tempo começar a fechar. Com uma tempestade em formação, às 22h (como previsto) começou o espectáculo com o Sebastião Antunes (viola e voz) e o João Ramos (violino), aos quais se juntou, pouco depois, o José Barros (braguesa). Pena que com a chuvinha que se foi tornando mais intensa tiveram de encurtar um pouco a coisa. O rapaz do som bem tentou, mas como o palco não era coberto teve de ser. Mas proporcionaram-nos um bom bocado de música tradicional portuguesa.

Ainda alarvei um pão com torresmos e bebi um copázio de sangria. Um dia não são dias. O festival dura até domingo, para quem quiser lá ir. O trio volta a dar espectáculo no domingo, penso que pelas 18h30. Deixo aqui algumas fotos:




Foguetes mesmo ali. A postura da criança diz tudo. Ia tendo um ataque cardíaco.




Porquinhos de barro a... para que servirá aquilo? Mas a porca com os filhotes estava muito bem feita, pena ser um cinzeiro.
Mármore de Pêro Pinheiro. Os porcos estavam giros, agora Jesus estava com um olho para cada lado... Just sayin'...


Pintura em azulejo









No jardim há gaiolas gigantes com pássaros diversos. Muito giro, bem tratados e limpos.


















Sebastião Antunes (direita), João Ramos (esquerda) e José Barros (centro)


ps - agora lembrei-me desta dos Romanças, também podia ter passado ontem.

Sem comentários: