terça-feira, 19 de junho de 2012

Picuinhices (geeky post)

Quando saí da vacaria, deixei um ficheiro (no computador e em papel) com o nome "Como Inserir Os Dados Dos Contrastes Leiteiros No Dairyplan A Partir De Ficheiros De Excel". Tudo ao pormenor, passinho a passinho. Eis um exemplo:

Nota: O contraste leiteiro consiste na avaliação da quantidade e qualidade do leite produzido por cada uma das fêmeas de uma exploração no decurso das sucessivas lactações. Na prática, resulta num ficheiro com umas quantas colunas e tantas linhas quantas as fêmeas lactantes no dia da amostragem, amostragem essa feita mensalmente.

Isto porquê? Eu é que me dei ao trabalho de passar os contrastes todos (mensais) desde mil nove e trinta (vá, desde 2001-2002) para o programa de gestão da exploração, porque até dá jeito para estatísticas e sempre é mais um instrumento útil para algum planeamento no que toca às vacas. Depois do trabalho que tive, que bastante jeito me deu, também, achei por bem deixar o meu legado para que a obra fosse continuando. Verdade seja dita, também foi para a tal rapariga não arranjar nenhuma desculpa para não fazer aquilo. Caramba, é uma vez por mês, faz-se em menos de 5 minutos...

Está bem... Soube há pouco tempo que desde que de lá saí os ficheiros em excel estão lá à minha espera. Parece que só eu é que tenho paciência para estas coisas. Bom, ao menos já tenho com que me entreter quando lá for (como se de outra forma não tivesse...). É para ver que às vezes uma pessoa dá demasiada importância aos pormenores...

7 comentários:

Vic disse...

Tens que me arranjar um programa desses para eu utilizar aqui a algumas das minhas vizinhas, Elsa. Há algumas que tenho que pormenorizar em profundidade :)

trollofthenorth disse...

Chateia chegar sempre à conclusão de que se queres uma coisa bem feita e a funcionar, tens de ser tu a fazê-lo. É um clichê da treta, mas existe por algum motivo.

Falas em vacas. Presumo que sejas veterinária? A minha outra opção era trabalhares numa ONG de apoio a prostitutas, mas não quis dizer. -_-

Rainha ST disse...

Esforçaste-te tanto para depois os outros não continuarem o bom trabalho que fizeste, é bem tramado.

Unknown disse...

@Vic: Isto sabendo de programação ajustam-se os parâmetros e a coisa dava-se :D

@trollofthenorth: é clichê mas é bem verdade... soubesse eu mais de programação e até o programa em si precisava de alterações. Cambada...

@Rainha ST: parti quase do zero e sozinha já sabia mais do que o representante da marca (bom, não sobre todos os aspectos do programa, claro). Pelo menos a base está lá, o resto não dá quase trabalho nenhum.

Unknown disse...

@trollofthenorth: veterinária não, zootécnica. Eles tratam-nas, eu aturo-as desde a nascença, limpo-lhes a m... caca, e faço-as render. Uma espécie de pimp para a vida. Mas tratava-as bem :)

Unknown disse...

É tão bom não fazer o nosso trabalho.. pelo menos é o que essa rapariga pensa..

Unknown disse...

@faa: no fundo até prefiro que não faça isto, se é de má vontade ainda me faz pra lá alguma asneira. Mas bolas... 5 minutos por mês...