segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pronto...

... lá estou eu a deixar acumular leituras blogosféricas. Ajudava não perder a manhã inteira no centro de emprego por causa de vários assuntos, um dos quais a grande eficiência do site Netemprego.gov.pt. Não que seja a minha única fonte de procura de emprego, mas comecei a desconfiar ter deixado de receber as cartinhas cada vez que me candidatava a qualquer coisa. Mais ainda depois de me ter candidatado a duas coisas da minha área, que me serviam como uma luva (vá, mais ou menos, era aquela do sémen suíno). Ninguém sabe porquê, as minhas candidaturas não estavam a seguir caminho, ainda para mais porque essas duas ofertas, especificamente, ainda estavam em aberto. Lá me candidatei no centro, claro que agora quando mandar o mail à empresa vão-me mandar passear... as ofertas eram do princípio de Agosto, até agora já devem ter encontrado alguém de certeza (e claro que não avisaram o centro de emprego, senão as ofertas já não seriam válidas). É cá uma desconfiança que tenho, aposto que vai ser assim, mas pode ser que me engane (isso queria eu).

Para quê inventarem coisas que aparentemente simplificam a vida às pessoas (incluindo aos próprios funcionários) se depois não funcionam como deve ser? Cheguei ao cúmulo de perguntar: "Então, para jogar pelo seguro, quando encontrar uma oferta no site que me interesse se calhar venho aqui pessoalmente para me candidatar, não?", ao que me responde "pois, se calhar é melhor".
Claro, porque temos um site que serve mesmo para isso mas parece que para si não está a funcionar e não lhe sei explicar porquê mas também não me faz grande diferença... - foi o que eu percebi disto tudo.

Devia ter ido para informática, estas coisas dão-me comichão. Nada funciona como devia. Acaba por atrapalhar mais do que se não houvesse.

A noção de trabalho temporário é algo que também escapa a alguns funcionários do IEFP. Eu a pedir encarecidamente que não me suspendam a inscrição no centro de emprego (porque quero poder continuar a candidatar-me a ofertas de emprego, coisa que não tenho e gostava de ter) e dão-me um papel para assinar em como estou a trabalhar. Certo, mas posso não suspender a inscrição? Ah isso não interessa, assine o papel e entregue-me (isto porque o IEFP me tinha marcado uma formação para esta semana - muuuito útil, mas enfim, eu queria à mesma - e eu tive de ir desmarcar porque calhou chamarem-me para trabalhar umas horas nesta semana no horário da formação). Vá lá que o senhor com quem falei a seguir, depois de eu explicar a situação e perguntar 3 vezes a confirmar que não me iam suspender a inscrição, disse que "sim senhora, já dei aqui essa indicação". No computador... hummmmmm não estou confiante, daqui a uns tempos aposto que vou estar com a inscrição suspensa e vou ter de lá perder mais umas horas.

Mas enfim, tenho de ir trabalhar, é de aproveitar este grande trabalho temporário que eu arranjei, que às tantas ainda me vai dar é (mais) chatices burocráticas. Querem uma procura mais activa que esta? Já deito currículos e cartas de apresentação pelos olhos, logo quando chegar ainda tenho de mandar as tais para a suinicultura, a mesma que me vai dizer "ahhh pois, só agora? tivesse mandado mais cedo". Obrigada IEFP.

3 comentários:

Carla disse...

Pois, são os maiores. Tiveram a grande lata de no ano passado me perguntarem se eu já me tinha inscrito em todos os sites de ofertas de emprego. Por acaso já, coisa que descobri sozinha, que lá no Centro ninguém me aconselhou pelo menos a fazê-lo. Mas deram-me um cartão para eu ir pesquisar trabalho no estrangeiro, meio a medo, meio como quem diz "não foi aqui que lhe demos isto"... enfim.

Boa sorte com a procura, que encontres rápido, na área que gostas. :)

Vic disse...

Javardos por javardos, se tiveres ainda hipótese aceita aquela coisa dos suínos, embora me pareça um trabalho indecente.
Imagino o que é passar o tempo cheia de esperança num emprego decente que nunca mais chega, ao mesmo tempo que se aturam as infindáveis burocracias, Elsa. Desejo-te boa sorte :)

Unknown disse...

@URS: Realmente se uma pessoa estiver à espera que surja alguma coisa daqueles lados bem pode esperar sentado... mas ainda me surpreende que haja pessoas que de facto esperam... pior, esperam que as coisas apareçam e que alguém lhes diga alguma coisa...

Enfim...


@Vic: claro que nem me responderam... agora tenho de ir ao centro de emprego com uma cópia do mail que enviei para provar que respondi ao anúncio dentro do prazo que eles impuseram...


Obrigada aos dois, são uns queridos.

Ah... e o que vim a descobrir? afinal aquilo de manter a inscrição não estava NADA tratado, como eu previa. Mas parece que finalmente esse assunto está resolvido (mas nunca fiando).